sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

As 6 qualidades do bom confeiteiro

Se você gosta de cozinhar doces ou salgados, já considerou abrir uma confeitaria mas tem dúvidas se tem o perfil adequado, aí vão as características do(a) bom(boa) confeiteiro(a):

- Detalhista
Para ser um bom confeiteiro, a atenção aos detalhes deve ser total. Nenhuma cobertura deve ficar diferente da outra, e detalhes como frutas ou objetos em massa americana fazem toda a diferença para o cliente.

- Paciente
A fornada demora para ficar pronta, e muitas vezes não dá certo na primeira tentativa. Se você é do tipo que arranca os cabelos quando alguma coisa dá errado na cozinha, talvez a confeitaria profissional não seja uma boa escolha.

- Cuidadoso
Para que tudo fique do jeito certo, com o sabor delicioso, é preciso cuidado na escolha dos ingredientes, na hora de fazer e de servir.

- Criativo
Você pode ser o melhor confeiteiro do mundo, mas se não tiver criatividade para combinar sabores e elaborar produtos diferenciados, a clientela vai preferir comer naquela padaria nova que oferece opções diferentes.

- Atento às novidades e tendências do mercado
Isso não significa mudar todo o seu negócio a cada moda nova. Porém, é interessante disponibilizar coisas que os clientes querem, sejam doces novos, sem glúten, açúcar, etc.

- Treina seus funcionários periodicamente
De nada adianta tudo ser perfeito na cozinha se o atendimento é ruim. Assim como não adianta ter atendimento maravilhoso e bolo rachado no meio. Treinamento é fundamental, e deve acontecer com frequência.

2 comentários: